Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
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Programa da
ACADEMIA BRASIL-EUROPA DE CIÊNCIA DA CULTURA E DA CIÊNCIA
Pressupostos
A preocupação com questões culturais e filosóficas relacionadas com o campo de tensões designado pelo binômio Oriente/Ocidente remonta às origens da atual Academia Brasil-Europa. Como os documentos históricos conservados o testemunham, foram movidos por reflexões filosófico-culturais em torno das relações Oriente e Ocidente que intelectuais e eruditos se reuniram, no início da década de 80 do século XIX em S. Petersburgo e a seguir em Moscou, constituindo um círculo que viria a ser conhecido posteriormente com esse próprio nome ou, simplesmente, com o de Oriente. Desse grupo tomavam parte essencial teuto-russos, de modo que a problemática Oriente-Ocidente se relacionava também com a do Leste-Oeste no mundo europeu. Entretanto, apesar desse vínculo com situações histórico-culturais e migratórias européias e euroasiáticas, as dimensões das preocupações relativas ao campo de forças Oriente-Ocidente eram antes de cunho filosófico ou teosófico, correspondendo às tendências místicas vigentes no universo russo. Na longa e diversificada trajetória desse círculo, passando por cidades da Ucrânia e da Geórgia, atingindo por fim a Criméia, a atenção dirigiu-se cada vez mais ao antigo mundo da literatura mística persa, indo-persa e árabe. Com a vinda à Turquia, após a revolução russa de 1917, a cultura turca passou a marcar o universo das reflexões dos imigrantes. Na Europa Central, na situação crítica do pós-Guerra, o interesse dirigiu-se à renovação cultural do Ocidente a partir de valores de outras culturas, em particular daquelas do Oriente. Nessa atmosfera marcada por concepções cosmológicas, simbólicas, teosóficas e gnósticas, a par de tendências voltadas às mais avançadas correntes estéticas e culturais, é que se constituiu, em 1919, a Academia em Salzburg que, devido ao papel emblemático que nela assumiria a obra "Saudades do Brasil" de Darius Milhaud, viria a ser conhecida como Academia Brasil-Europa. A visão assim marcada do Oriente, com as suas conotações metafísicas e poéticas, permaneceu porém essencial para um sistema de concepções que determinariam atividades no Brasil a partir de 1928. Ela teve as suas expressões naturalmente sobretudo em círculos esotéricos e antroposóficos, dando origem também a criações artísticas e músicais que trazem até mesmo títulos expressamente relacionados com o Oriente e com a Turquia. O campo de tensões Oriente-Ocidente foi, assim, de importância fundamental para aspirações que eram compreendidas como científico-espiritualistas (geisteswissenschaftlich), um termo que, na tradição de uma compreensão européia-central, pouco podia ser bem diferenciado daquele das ciências humanas (Geisteswissenschaft).
Oriente-Ocidente e atualização teórica O trabalho de atualização conceitual da atual A.B.E., a partir de 1968, voltou-se justamente à necessária distinção a ser feita entre as duas concepções. Também o Oriente, nesse sentido, passou a ser considerado, em cursos e conferências, com critérios próprios das diferentes ciências humanas. Assim, a ABE promoveu trabalhos relativos à cultura da Índia, da China, da Árabia e de outros países e regiões. Entretanto, a dimensão filosófico-cultural nunca deixou de ser considerada, ainda que sob enfoques continuamente atualizados.
Com a renovação e revitalização da A.B.E. segundo orientações culturológicas, em 1991/2, no sentido de adequar os estudos culturais euro-brasileiros às novas situações criadas pelo desenvolvimento da integração européia, superando as perspectivas exclusivamente bi-nacionais, a problemática das relações Leste-Oeste e Oriente-Ocidente manteve o seu significado, agora porém à luz de questionamentos atuais. Já em 1985, com a fundação do Instituto de Estudos Culturais do Mundo de Língua Portuguesa, fêz-se questão de marcar o significado do Oriente para o mundo português com eventos e viagens. Salientou-se, por diversas vezes, que o próprio descobrimento do Brasil ocorreu no âmbito de uma viagem ao Oriente e que era nessa esfera de orientação que o mundo colonial português primeiramente se inseria. O Brasil pertenceu, assim, histórico-culturalmente a uma esfera à qual pertencia também o Oriente. O campo de tensões Oriente-Ocidente dizia respeito, por um lado, ao confronto entre o Cristianismo ocidental e o Islamismo, por outro lado à divisão do mundo entre esferas de poder das nações ibéricas. A complexa distinção, diferenciação e vinculação dessas relações constituem uma das preocupações do Programa Oriente-Ocidente. Desse enfoque abrem-se novas perspectivas para o debate dos estudos pós-coloniais, introduzindo enfoques ibero-latinoamericanos na discussão.
Uma das preocupações da A.B.E. no seu programa permanente Oriente-Ocidente tem sido o de analisar a vigência desse campo de tensões na própria ordenação simbólica da cultura transmitida ao Brasil. Esse problema, tratado em publicações, seminários e conferências em diversas ocasiões, é considerado pela A.B.E. como de transcendente significado inclusive para a Europa, uma vez que muitas de suas expressões culturais mais evidentes já não podem ser constatadas na maior parte dos países europeus. A análise dessas configurações conhecidas de representações, cortejos e danças tradicionais do Brasil e de outros países latinoamericanos, porém, revela-se como sendo de grande importância, pois surge como pré-condição para uma possível desativação de estruturas portadoras de conflitos potenciais. Considerando-se a situação trágica de violência observada em muitas regiões do globo relacionadas com confrontos de culturas e religiões, torna-se necessário que os estudos teóricos contribuam à elucidação de mecanismos e processos.
Principais eventos recentes do programa Oriente-Ocidente da A.B.E.
2007. Trabalhos em várias cidades da Índia e estudos de mística indo-islâmica sob o aspecto dos estudos culturais 2005. Encontro no centro de imigração turca na Europa no âmbito do Seminário Migrações e Estética 2004. Sessão no Centro Cultural São Paulo pelos 450 anos de São Paulo. Sessão sobre tensões Oriente-Ocidente em expressões simbólicas brasileiras em Paraty 2002. Conferências relativas ao Oriente e às tensões Oriente-Ocidente no Colóquio "Dimensões da Cultura Portuguesa" 1998. Conferências relativas às relações entre Portugal e o Oriente no âmbito do colóquio internacional de Antropologia Simbólica pelo ano Vasco da Gama 1997. Simpósio Internacional Extremo Oriente-Ocidente: Cultura Musical e Espírito, da Comissão dos Descobrimentos de Lagos, sob a orientação do ISMPS/ABE. Sessões sobre o binômio Oriente-Ocidente e estruturas duais nas culturas indígenas no Mosteiro de Tibães, Minho 1996. Aula inaugural sobre as relações entre China e Europa nos estudos culturais, na Universidade de Colonia 1995. Viagem de estudos e contactos a Macau para a preparação de eventos científico-culturais pela sua passagem à China
Materiais concernentes ao programa disponibilizados no site da A.B.E.
Seychelles, La Réunion & Brasil. "Pronto para as ilhas? O europeu nos trópicos e o creolo no mundo: cultura, tempo livre e escravidão em processos coloniais
Amirante e Mascarenhas: dimensões de nomes. As ilhas do Índico nas navegações, descobrimentos e missões dos portugueses - combate ao Islão e a conversão do rei das Maledivas sob D. Pedro de Mascarenhas (ca. 1484-1555)
Mahé de La Bourdonnais (1699-1753) e a mandioca no Índico - sua rejeição e imposição. O Brasil na colonização e na história da escravidão nas Mascarenhas
Arquivística e estudos creolos. Colóquio nos Arquivos Nacionais das Seychelles em Victoria, Mahé
Creolofonia, Creolidade, Creolismo. A internacionalização dos estudos creolos nas suas dimensões políticas francofones e o Brasil. Da lingua ao estudo de processos culturais - uma proposta de reorientação.
Cultura e agricultura como arte universal - filosofia, estudos de povos e aclimatação de plantas na história colonial. Memória de Pierre Poivre (1719-1786) no Jardin de lEtat em Saint Denis e em Port Victoria
Brasil e Índico na pintura de paisagens: Adolphe Martial Potémont (1827-1883) e Charles Merme (1818-1869). La Baie de Guanabara e Paysage du Madagascar. ilhas Comores ou Amazonas?
História da Arte e Estudos Creolos Internacionais. Portraits em processos culturais em contextos coloniais. Arthur Grimaud (1784-1869) e Adèle Ferrand (1817-1848)
Côco-de-Mar das praias das Maledivas nascidos no paraíso das Seychelles. O quebra-cocos na India e os cocos praianos no Brasil
Música e dança na identidade creola: contradanças, quadrilhas, polcas e mazurcas nas Seychelles e no Brasil
Hispanicidade na cultura creola e suas repercussões em desenvolvimentos artísticos na Europa e no Brasil do século XX: Ambroise Vollard (1866-1939) de Saint-Denis
Colonialismo britânico e pós-colonialismo no Índico. Política anti-escravagista inglesa e mudanças culturais: a creolização de africanos. Bobre no Índico e berimbau no Brasil
Madagáscar-Brasil. Relações e paralelos malgache-brasileiros: riquezas e a realidade da pobreza em duas terras descobertas pelos portugueses
Nomes e relações do século dos Descobrimentos: ?O romance de Diogo Soares e Martim Afonso de Souza (ca. 1500-1564/1571)
Cristianismo no Brasil e no Madagáscar. História missionária e estudos jesuíticos no Atlântico e no Índico
A França Antártica no Brasil e a França Oriental no Madagáscar - Fort Dauphin. Em continuidade a ciclo de estudos euro-brasileiros em Malta (2014)
Águas do Atlântico, do Índico e Maria. Notre Dame de Flots em Ambatoloak e Nossa Senhora de Copacabana
O Carnaval do Rio e o carnaval Donia no Madagáscar - o grande festival cultural e musical do Índico
A sega no Índico e a Latinidade. Processos transculturais e fundamentos imago-antropológicos em releituras de expressões de música e dança
Focalizando a Diocese norte-africana de Ceuta I e a cidade de Olivença. Frei D. Henrique Soares de Coimbra (c.1465-1532) no Brasil, Índia e como Bispo de Ceuta
Focalizando a Diocese norte-africana de Ceuta I e a cidade de Olivença II. A conquista de Ceuta e a análise de visões como objeto de estudos - brancos e negros, galos e mouros, Cristãos X Mouros
A Turquia e as relações Alemanha/Brasil. Salve S. Jorge! O fascínio de brasileiros pela Capadócia e a atualidade de imagens nas lutas pela liberdade de uma cultura do Esclarecimento. Ano Brasil/Alemanha 2013 da A.B.E. (III)
A Capadocia na investigação eurobrasileira de fundamentos comuns de imagens em edifício cultural supranacional, interreligioso e transepocal orientado segundo a luz e o espírito
S. Jorge e o seu cavalo branco na "igreja das serpentes" da terra dos belos cavalos
S. Teodoro Tiro e Teodoro Stratelates, recruta e general, "ferreiro" e guerreiro
Sta. Bárbara nas trevas do mundo subterrâneo das covas da Capadócia
São Jorge e o Báltico nas relações Alemanha/Brasil (Projeto Âmbar). O combate ao dragão do pomerano Bernd Notke na igreja real de S. Nicolau de Estocolmo como monumento do paradigma do combate iluminado às ameaças à liberdade
Konya como centro da mística islâmica e Ikonyon dos Atos dos Apóstolos. S. Paulo e S. Barnabé, Mercúrio e Júpiter em processos cristianizadores em contextos culturais judaicos e helênicos da Ásia Menor
Rosas da Turquia e rosas do Brasil. A flor do Amor na mística islâmica e na tradição cristã do Ocidente nas suas implicações globais. Reflexões interculturais pela Primeira Exposição de Rosas no Parque do Castelo de Moers, Alemanha
O que há de embaraçante e surpreendente em girar e iniciar o semah com batidas do kudüm e def? Nós somos irmãos do amor e orgulhosos do ritual Mevlana. Estudos interculturais da mística e pesquisa (etno-)musicológica
Que tipo de Ser há dentro da flauta que transforma o sôpro em fogo aniquilador? O ney e o mentor plenamente desenvolvido na tradição Mevlevi e suas repercussões no ensino no Brasil
O girar (Semazen) na ascensão mistica (Miraç) à Perfeição (Kemal). Interpretações dos irmãos em amor de Dervis Evi sob o pano de fundo de tradições místicas conhecidas no Brasil
O amar o Belo Supremo do Amado no amado - A Porta de Adriano em Antalya e o amor de Antinoos
Música de banda e ópera italiana sob Giuseppe Donizetti Pas¸a (1788-1856) na europeização da Turquia em recepção centro-européia e em paralelos com o Brasil
A França como modêlo e como mediadora de relações musicais na Turquia e no Brasil: Cemal Res¸it Rey (1904-1985), Yekta Teksel (*1912) e João de Souza Lima (1898-1982)
Alemães na vida musical do Império Osmano e a emigração de "alemães do Bósporo" ao Novo Mundo: Paul Lange (1857-1919), Hans Lange (1884-1960) e Guiomar Novaes (1895-1979)
Turcos no mundo de língua alemã e alemães na Turquia após a Reforma de Mustafa Kemal Atatürk (1881-1938). Necil Kâzim Akses (1908-1999) e as "Melodias Turcas" de Martin Braunwieser (1901-1991)
De militar em guerras balcânicas e inspetor de ferrovia em Constantinopla a professor e pastor em colonias alemãs no Rio Grande do Sul. Experiências na luta pela sobrevivência de Hans von Hattorf (Bielefeld) no seu significado para estudos internacionais de processos culturais em meios sociais desfavorecidos
Expansão alemã "ao interior" nas suas relações com a política colonial e seu significado para os estudos de colonização alemã no Brasil. A Estrada de Ferro de Bagdad e suas estações como nódulos de projetada rêde cultural
O Cabo Norte como objeto de Estudos Culturais. O fascínio da viagem à terra do Norte como fenômeno internacional e elos da pesquisa nórdica com a história científica do Brasil. August Christoph Carl Vogt (1817-1895) e Louis Agassiz (1807-1873)
A irradiação do conhecimento do Invicto e o sol como luminar na linguagem de sinais. Do culto a Apolo Python dos comerciantes marítimos gregos a Saint Victor de Marseille
China e Brasil: potências emergentes em processos globais. Análises culturais no esclarecimento de desenvolvimentos e mentalidades. Ciclos em Beijing/Peking e Manchester pela participação da China na Feira de Hannover 2012
Comércio marítimo em processos culturais sino-ocidentais. Encontros de expressões tradicionais de navegantes chineses e portugueses: a virgem das águas e rainha dos céus no litoral da China. 10 anos de geminação Ningbo-Santos
O Budismo aplicado nas relações sino-ocidentais: possibilidades e problemas de um caminho de aproximação cultural. Compaixão Divina no Extremo Oriente e Nossa Senhora da Misericórdia. Guanyin no Templo Lama do Palácio da Paz e Harmonia
O caminho do Confucionismo no "fazer-se chinês para ganhar chineses". Amizade na procura do saber em aproximações entre o pensamento chinês e a tradição filosófica do Ocidente.Templo de Confúcio e Museu do Colégio Imperial
A música na influenciação mental da China. Eunucos como veículos de missionários em inveracidade de relações humanas: fins justificam meios? Sepultura de Mattheo Ricci (1552-1610), Beijing/Peking
A Gruta de Camões como Sábio por Excelência e Confúcio do Ocidente em paisagens sino-inglesas e em transfigurações românticas. Da Literatura à Filosofia intercultural nos estudos de relações China/Ocidente. Colina da Elegância Acumulada do Jardim Imperial
A mulher nas relações sino-européias. Direitos Humanos e imagens: a "lília dourada" dos pés aleijados e a virgem das águas doces e salgadas na China e no Brasil. Local de emparedamento da concubina imperial. Cidade Proibida
O lúdico como tarefa de análises a serviço do entendimento sino-ocidental. Da Ópera de Peking à Paródia à Bastiana em Macau, à Negra Catarina no Brasil e aos Christy Minstrels. Teatro Liyun, Beijing/Peking
Mudanças de referenciais culturais de portugueses no Extremo Oriente à época da expansão do colonialismo britânico I. Música sacra em Hong Kong
Mudanças de referenciais culturais de portugueses no Extremo Oriente à época da expansão do colonialismo britânico II. Música sacra em Macau
Arte lírica na China e o ensino de canto de orientação italiana de portugueses em Hong Kong: Il Guarany e Salvator Rosa de Antonio Carlos Gomes (1836-1896) em Kowloon
Emmarentia Anna Peter Van der Hoeven (1836-1865): o cultivo da música na tradição da burguesia comercial de Rotterdam em Batavia nas suas repercussões na China em época de revitalização do comércio das Índias Orientais Holandesas
Judeus na internacionalização e profissionalização da vida musical em centros comerciais da Europa, das Américas e da China. O discípulo de Ignaz Moscheles (1794-1870) Rod Sipp, o D. Quixote do piano
Heroísmo e sentimento, patriotismo e internacionalidade: o papel da Polonia. Chopin em Manchester e na China e o acariciar teclas de Anton de Kontski (1817-1899): O Despertar do Leão e a Marcha a Camões
Migrações a centros de comércio e mudanças de práticas tradicionais. Cavalgadas do Divino de zonas rurais inglesas à música de banda em Manchester e na integração de portugueses no universo britânico de Hong Kong
O comércio musical de portugueses em Hong Kong nos estudos culturais do Popular internacionalizado na China. Flauta, bandolim e guitarra, maxixes, tangos e polcas
Museu do Antigo Observatório de Beijing. Astronomia nas relações entre a China e o Ocidente nas suas inserções em sistemas do pensamento científico e seu significado para os Estudos Culturais
Museu da Torres dos Tambores e dos Sinos de Beijing. Cômputo de tempo e calendário nas relações entre a China e o Ocidente e suas relações com a história missionária. Johann Adam Schall von Bell S.J. (1592-1666)
Instituto Cultural Confúcio. Ciência, auto-análise cultural e o primado do Caráter no campo de tensões entre ideologia política e tradição filosófica nas relações entre a China e o Ocidente. Reflexões a partir de Mencius
The University of Fiji. A cultura indo-fijiana como resultado de processos coloniais e a promoção do Conhecimento segundo a perspectiva histórica da restauração Védica - O Arya Pratinidhi Sabha no Pacífico Sul
Nasonal Miusium Blong Vanuatu. O Workshop Angklung Vanuatu-Indonésia e as dimensões internacionais de uma cultura musical do bambú. Vanuatu e Brasil na Etnomusicologia e no estudo de processos músico-culturais em contextos globais
Tailândia, Vietnam, Malásia e Brasil: internacionalizações e ciência em processos político-culturais globais. Sob o signo da amizade: 500 anos de elos do Sião com Portugal no seu significado para estudos euro-brasileiros
Veneza do Oriente I. Partindo de imagens e pensando em Recife: a Sereníssima no Adriático e a cidade às águas do Menaam - Cultura/Natureza, comércio e relações internacionais. Museu das barcas reais, Bangkok
Veneza do Oriente II. Memória, imagens e vigência de Ayutthaya em Bangkok. Portugueses no Sião e processos internacionalizadores. Museu das barcas reais, Bangkok
Menam - mãe das águas. A Imaculada Conceição e o Rosário na cultura luso-siamesa. Espiritualidade dominicana e intercomunicação de imagens: chineses na "cidade dos anjos". Igreja do Rosário/Kalawar, Bangkok
Terra que se eleva das águas que correm, a montanha e o eixo no edifício de concepções e imagens do Sião e do Ocidente. Wat Arun, Igreja da Santa Cruz e Calvário, Bangkok
Entre fascinação e confronto com contrastes nas Américas e no Sudeste da Ásia. O cientista-diplomata Robert Hermann Schomburgk (1804-1865) no reino de Mongkut/Rama IV (1804-1869) segundo registros de um pintor alemão. Cidade real, Wat Phra Kaeo
Utilitarismo, amizade à América e americanização em processos internacionalizadores. Um marco histórico: o Presidente U.S. Grant (1822-1885) no reino de Chulalangkorn "O Grande"/Rama V (1853-1910). Museu Nacional, Bangkok
Retomada de continuidades e re-composições na arquitetura e nas artes. Refletindo sobre o Historismo e Ecletismo em contextos internacionais: o exemplo do Sião. Chakri Maha Prasad e o Wat Benchamabopitr, Bangkok
O elefante branco na cultura do Sião e sua recepção no Ocidente. Presença e resignificações de imagens no Brasil: do elefante branco ao Jumbo. Grande Palácio, Bangkok
Tailândia-Brasil na Etnomusicologia e no estudo de processos músico-culturais em contextos globais. Música e internacionalização: o Sião segundo observações de um oficial da Marinha de Guerra austríaca. Museu Nacional, Bangkok
A França na história das relações culturais internacionalizadoras - focalizando a ex-Indochina Francesa a partir do Brasil: questões do construído à luz da universalidade católico-restauradora. Catedral de Notre Dame, Cidade de Ho-Chi-Minh
Vietnam-Brasil na Etnomusicologia e no estudo de processos músico-culturais em contextos globais. Campo de tensões: internacional na ideologia e a análise de decorrências coloniais. Teatro Municipal de Ho-Chi-Minh
O internacional de fundamentação político-ideológica e o estudo cultural de internacionalizações. Questões do discurso atual da internacionalização da ciência - reflexões na cidade de Ho-Chi-Minh
Tradições religiosas ocidentais e asiáticas em processos internacionalizadores I. O culto mariano na Malásia e seus fundamentos na ação dos portugueses em Malaca. Catedral da Assunção, George Town, Penang
Tradições religiosas ocidentais e asiáticas em processos internacionalizadores II. O culto a Kuan Yin na Malásia. Templo de Kuan Yin e Kek Lok Si, George Town, Penang
College and Assumption University, Bangkok. O inglês como idioma, elos culturais com a França e e legado português. Internacionalização de estudos e inserções histórico-político-culturais de instituições
Muzium Ngeri Pulau Penang. A música popular em processos internacionalizadores à época da Segunda Guerra Mundial e suas consequências para a identidade de urbes: São Paulo e George Town
Pinang Peranakan Mansion. Chineses da imigração em processos internacionalizadores - os "Straits Chinese"
Cortea de Arges. Ortodoxia, identidade romena e o Ocidente. S. Neagoe Basarab (1481-1521) e seu significado em contextos internacionais
Târgoviste. Dimitrie Cantemir (1673-1723): geógrafo e musicólogo entre a Europa, Turquia e Rússia: sua atualidade nos estudos interdisciplinares de processos culturais. Pelos 110 anos de nascimento e 20 de morte de Martin Braunwieser (1901-1991)
Voronet. Os "cordões" nas tradições brasileiras e a ordenação visual do Juízo Final nas pinturas externas da "Capela Sixtina do Leste"
Probota. "São Nicolau da Clareira da Floresta" e a superação do mundo das trevas nas igrejas de Stefan cel Mare/Estêvão Magno (ca. 1433-1504) e Petru Rares (ca. 1487-1546)
Arbore. São João Batista na Deesis dos painéis das igrejas do Moldau e o significado do "lado esquerdo" nos estudos de tradições culturais brasileiras
Sucevita. A escada celestial de Johannes Climacus e a procura da perfeição nas representações pictóricas da Bucovina e nas tradições do Brasil
Moldovita. O cerco de Constantinopla do ano de 626 nas paredes das igrejas da Bucovina e as lutas de cristãos e mouros na tradição brasileira
Humor. Dormitio Mariae e Hino Akathistos: imagens no hino, hino em imagens. Patrimônio arquitetônico, pictórico e musical nas suas interrelações
Sibiu/Hermannstadt. O Museu da Civilização Transilvaniana ASTRA nos 150 anos da Asociat¸iunii transilvane pentru literatura româna ?i cultura poporului (1861-2011). De museu étnico a museu multicultural de região européia
Goa e Cochim em olhares euro-brasileiros. De Vasco da Gama aos quatro leões asiáticos: referenciais e suas transformações. Trabalhos da A.B.E. na Índia pelos 500 anos da "reconquista" de Goa por Afonso de Albuquerque (1510)
Igreja de São Francisco. No local de sepultamento de Vasco da Gama em Cochim: mudanças de referenciais político-culturais na história. Fort Kochi e o Franciscanismo na história das relações indo-européias. Estudos indo-antonianos
Catedral de Santa Cruz e igreja de Coonan Cross. O Brasil como "Terra de Santa Cruz" e a veneração da cruz na Índia. O juramento da Coonan Cross de Cochim como reação à latinização
Museu Arqueológico-Palácio Mattancherry. Holandeses no Nordeste do Brasil e em Cochim: monumentos indo-holandeses e imagens de cidades e trajes nos Países Baixos do século XVII
Santo Antonio de Kalaoor, Old Church Museum de Edappaly. Lusitanidade e o culto a Santo Antonio em Kerala nas suas relações com São Jorge e São Sebastião. Estudos indo-antonianos
Sinagogas de Cochim e Chenamangalam. Judeus no Malabar em suas inserções em processos histórico-culturais desencadeados pelos portugueses - brancos, pretos e marrons
Igreja de Kottakavu Ferona, Paravur. Problemas de referenciações do Catolicismo dos "cristãos de São Tomé" em época pós-colonial: União do Malabar no Sínodo de Diamper (1599) e as origens em época apostólica
Igreja sírio-jacobita de São Tomé (Cheriapally), Paravur Norte (Kottaikavu). Os "cristãos de São Tomé" sírio-jacobitas do Malabar e a revitalização da ortodoxia na afirmação de orientalidade perante a militância cristã ocidental
Catedral de Pangim. As águas do Mandovi correndo ao Mar Arábico e o culto à Imaculada Conceição na Índia: Sereia, terreiros e ninfas em Goa
Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A "Reconquista" assistida dos altos. Leitura da linguagem da arquitetura e da arte do Rosário em Goa - Rosa mystica, Turris eburnea, Vas spirituale em expressão luso-oriental
Igreja de Santa Catarina. Ethos de Goa e tradição hospitalar: Santa Catarina de Alexandria e a vitória sobre uma filosofia de vida mercantil do Oriente
Catedral de Goa. Goa como centro de jurisdição eclesiástica nas Índias Orientais e o significado arquitetônico e histórico-musical de sua Sé Catedral
Igreja de São Francisco. Da humildade e pobreza à suntuosidade das expressões franciscanas: O "império do Espírito Santo" em Goa
Igreja de Santo Antonio. Capitão e cabeça: a mente iluminada como guia e a cura. Santo Antonio, Cosme e Damião e Nossa Sra. das Febres. Estudos indo-antonianos
Igreja do Bom Jesus I. Estudos jesuítas e Estudos Culturais em relações Brasil-Índia: aspectos de um debate
Igreja do Bom Jesus II. Estudos xaverianos em perspectivas teórico-culturais: questões de cultura memorial e métodos de militância. No mausoléu de S. Francisco Xavier (1506-1552)
Igreja do Bom Jesus III. Estudos jesuítas e análise de processos performativos e músico-educativos. Colégio de São Paulo - Brasil e Goa
Igreja de São Caetano. O Barroco na Índia no campo de tensões entre o Padroado Português e a Propaganda Fide. Recepção religioso-cultural romana em Goa e o clero nativo dos Teatinos
Ruinas de Sto. Agostinho. Montefalco (Umbria) e Monte Santo de Goa: Eremitas Agostinhos no Oriente. De procissões e motetos dos Passos no mundo colonial português
Igreja de Santa Ana/Talauli. Do numinoso de terras baixas assoladas pelo monsum e do sentido de associações fálicas da Festa dos Pepinos em Santana de Talauli(m) - monumento do Barroco indo-europeu
The Indo-Portuguese Museum e Vasco da Gama Research Institute of Cochim. Estudos indo-portugueses em Cochim em olhares do Brasil: focalizando Pedro Álvares Cabral
Historical Museum of Pilar Seminary, All Indian Missions Seminar, Pilar-Goa. Museologia e de-europeização nos estudos culturais do Cristianismo em contextos pós-coloniais. Mudança de referenciais: de Santiago a São Tomé
Direitos Humanos, Estudos Culturais e História Diplomático-Cultural. Sudeste da Ásia-Brasil: Singapura. Preparatórias à passagem dos 500 anos das conquistas de Goa e de Málaca pelos portugueses
Malay Heritage Centre. Afonso de Albuquerque, "O Grande" (1453-1515) e a conquista de Malaca (1511) no campo de tensões entre o Cristianismo e o Islão. Questões de interpretação de ato da história diplomático-cultural no contexto Sudeste da Ásia-Portugal
National Museum e Victoria Theatre and Concert Hall. Thomas Stamford Bingley Raffles (1781-1826) e a fundação de Singapura (1819): ?colonialismo esclarecido nas suas relações com os estudos científico-culturais, estrategia diplomática e direitos
Asian Civilisations Museum, National Library e Majid Sultan. Islão no Sudeste da Ásia e imagens européias do Oriente. Papel do sultão der Singapura na diplomacia cultural inglêsa em cotejo com a portuguesa de Afonso de Albuquerque em Málaca
Singapore Art Museum. Estética e Direitos Humanos: Realismo nas artes asiáticas e Simbólica. O Merlion de Singapura e a imagem da sereia na Ásia, na Europa e no Brasil
Templo Sri Mariamman. Esplendor do culto a Mariamman de imigrantes da Índia nos seus anelos de recuperação e crescimento em processos inter- e transreligiosos
Templo Thian Hock Ken. A mãe-d'água e rainha dos céus na imigração chinesa em Singapura à luz de imagens e concepções da tradição portuguesa e brasileira
Chinatown Heritage Centre e templo Kwan Im Thong Hood Cho. Memória da imigração chinesa e a potencialidade integradora do Budismo em situações multiculturais
Saint Joseph Church. Questões de Direito na história cultural e eclesiástica dos portugueses em Málaca-Singapura
Jardim Botânico do Fort Canning e National Museum. Cultura/Natureza e questões de Direito nas relações Brasil-Sudeste da Ásia: 1) Alfred Russel Wallace (1823-1913); 2) José dAmeida Carvalho e Silva (1784-1850). Antecedentes à introdução da Hevea brasiliensis nas colonias britânicas em desrespeito a normas de procedimento nas relações internacionais
Catedral Of The Good Shepherd. Missions Étrangères e Padroado Português: problemas de jurisdição missionária e de inserção cultural
Catedral St. Andrews. ?Klings na edificação da catedral anglicana. Ordem e Progresso em Singapura e a disciplina correcional do sistema penitenciário a serviço do Colonialismo britânico
Imigrações e relações havaiano-japonesas e havaiano-chinesas sob a perspectiva dos estudos culturais Portugal-Japão- e Portugal-China-Brasil. Subsídios para correções da geografia mental na pesquisa intercultural
Estudos do Índico e Estudos Euro-Brasileiros. Relações Brasil-Maurício
Submersões e emersões: "Teoria do Índico" sob enfoques euro-brasileiros
Do Oriente ao Brasil pela Île de France: Cravo, noz moscada
Cultura memorial e mudanças de identidade e imagens. Indentured immigrants em época pós-escravocrata
"Hinduízação" do Índico? Transformações demográficas e suas consequências para os estudos interculturais
Estudos do Leste Europeu e Estudos Euro-Brasileiros
Esplendor da forma: a experiência estética na história performativa do Leste e no Ocidente. Reflexões na Catedral de Santa Sofia
Linguagem de imagens no Ocidente e a Antropologia do ícone. 450 anos de traslação do ícone da Theotokos
Neo-Bizantinismo sob perspectivas interculturais. Reflexões na Catedral de S. Wladimir em Kiev
Hagio-historiografia nas relações entre o mundo bretão e a universo português do Oriente - Dionysius a Nativitate Domini OCD (Pierre Berthelot) e Redento da Cruz
Deconstruções de construções do Oriente - crítica pós-colonial e o ultrapassar de fronteiras. África do Norte/Mediterrâneo/Atlântico
Comparações de mecanismos performativos: expressões "negro-africanas" na cultura islâmica. Observações in loco no Marrocos
África islâmica e "África negra" na América Latina - Informações e ações: papel histórico de missionários franceses
Ultrapassar de fronteiras no passado - resgate de escravos islamizados e processo conversor de identidades na esfera luso-atlântica - Reflexões em Funchal
Índico. Documentação histórico-musical indo-lusa. Primeira publicação de obra do passado musical de Goa. Biênio comemorativo dos 500 anos da viagem de Bartolomeu Dias
Extremo Oriente/Ocidente e Brasil. Documentação histórico-musical do Oriente português. Problemas da lusofonia no Oriente e o canto em "papiá cristão"
Índia-Europa-Brasil. Tarefas e perspectivas para estudos interculturais
Karauli e Jaipur. Inglêses na história cultural do Brasil e da Índia: enfoques transnacionais
Jaipur. Problemas de imagens no encontro religioso-cultural com o Hinduismo. Dois casos: Lingam e Ganesha
Agra. Saudade em Portugal e no Brasil e a Mística da Saudade no universo indo-islâmico
Agra. Taj Mahal: Arquitetura e Mística do Sufismo. Leituras do monumento mundial da saudade e do amor eterno
Nova Delhi. Mesquitas em culturas não-islâmicas e islamização de culturas. De poesia e imagens
Nova Delhi. Amor, morte e renascimento na evolução do espírito. Leituras da arquitetura e do paisagismo funerário do universo perso-indo-islâmico
Fatehpur Sikri. Portugueses na Índia de Akbar e o caminho místico no diálogo interreligioso
Agra. Estudos euro-indo-latinoamericanos e a Pesquisa do Barroco. Do universo barroco do Sul da Alemanha ao Paraguai e ao Império Mogul
Amber. Da perspectiva hindú na história cultural indo-islâmica e o mundo português
Jaipur. Urbanologia intercultural: Cidades idealizadas e concepções do mundo no Brasil e na Índia
Jaipur. Jantar Mantar: Ciência da Luz. Cosmologia e astrologia no diálogo intercultural
Jaipur. Estudo da música da Índia e das Índias no Brasil
Shekhawati. Mediação cultural Oriente/Ocidente. Rotas terrestres e pousos de caravanas
Shekhawati. Congraçamento na lúdica e seus sentidos: Empinando papagaios na Índia e no Brasil