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Programa da
ACADEMIA BRASIL-EUROPA DE CIÊNCIA DA CULTURA E DA CIÊNCIA
O programa permanente de estudos "Mundo indígena" tem como objetivo desenvolver estudos interdisciplinares e análises concernentes a encontros, confrontos, interferências e outros processos de influenciação e transformação culturais do passado e do presente no contexto das relações de contextos sócio-culturais indígenas e derivados com a Europa. A literatura sobre as culturas indígenas necessita, com esse objetivo, ser considerada na sua contextualização histórica e nas limitações causadas por vínculos culturais dos observadores. Procura-se desenvolver um instrumentário teórico adequado à percepção de modêlos de pensamento que denotem limitações eurocêntricas, nacionalistas e ideológico-políticas de diferentes orientações partidárias. Procura-se analisar contextualizadamente as diferentes expressões do indigenismo e de posições críticas com relação ao indigenismo. Com o desenvolvimento do programa, procura-se fornecer subsídios para a discussão de concepções teóricas e de métodos mais adequados para os estudos interculturais sob as novas condições criadas pela integração européia e pelo desenvolvimento integrativo de países do continente americano. Ao mesmo tempo, procura-se dar uma contribuição à renovação de áreas de estudo: o mundo indígena deixa de ser considerado preponderantemente sob uma perspectiva étnica ou no âmbito de áreas científicas marcadas por distinções entre a esfera cultural do observador (Folclore, Volkskunde) e a de contextos culturais não pertencentes a essa esfera (Etnologia). A integração de representantes de universos indígenas na discussão teórica internacional é um dos caminhos para o alcance desse escopo.
O programa foi iniciado como um dos resultados de congresso internacional reunido em São Paulo, em 1987. Com o apoio e sob a égide de outras instituições, deu origem a um vasto conjunto de estudos e pesquisas levadas a efeito em várias regiões do Brasil. Arquivos e acervos importantes do Exterior foram considerados. As publicações foram apresentadas em sessões da ABE no Brasil e na Europa.
Materiais relacionados com o programa disponíveis no site da A.B.E. na Internet:
Pinturas de vultos históricos indígenas no Royal Ontario Museum
Retratos em tributo a anciãos indígenas no Tongass Forests Center, Ketchikan
Máscaras da América Latina em Vancouver e os mecanismos de transformação cultural indígena. Museum of Anthropology, University of British Columbia (UBC)
O totem como patrimônio cultural - Totem Heritage Center, Ketchikan
Museus ao ar livre de cultura indígena. O Saxman Villages Totem Park no Alasca
O totem e as ?cidades maravilhosas. Questões paisagismo urbano consideradas no Indian Totem Poles do parque Stanley de Vancouver. Pelos 450 anos do Rio de Janeiro
Palmas (PR). Memória de situações humanas, sociais e ambientais problemáticas em regiões de expansão. Indígenas e questões de prioridades missionárias de Franciscanos alemães no Paraná. Considerações no Forum dos Povos em Werl/Vestfália (2014)
Elisabeth Lesske (Krickeberg) de Liebenau (1861-1944) - mãe do etnólogo e americanista Walter Krickeberg (1885-1962) - no contexto do movimento feminino alemão nos seus elos com a Silésia e seu significado para o Brasil
A mulher na valorização da arte indígena. Lembrando artigo sobre o plumário de Elisabeth Krickeberg (1861-1944) a partir do papel do homem e de ligas masculinas de Heinrich Schurtz (1863-1903) sob o pano de fundo de um desenvolvimento de reflexões remontante ao Brasil
As aquarelas do pintor e violinista Curt Agthe (1862-1943) na valorização da arte indígena de Elisabeth Krickeberg (1861-1944) - cores de um pintor do Norte fascinado pela Itália em tons de Alemanidade "schubertiana" de Rothenburg ob der Tauber
A elaboração aquarelística de fotografia de Tuyuka do Uaupés de Theodor Koch-Grünberg (1872-1924) por Curt Agthe (1862-1943) e a sensibilidade estética do indígena segundo Elisabeth Krickeberg (1861-1944) à luz de ideais de beleza e moda de início do século XX
Lapões como indígenas de terras hiperbóreas e indígenas no Brasil. Da Etnologia comparada à análise de mecanismos de processos culturais em contextos transnacionais
Tromsø. O movimento político-cultural dos sami nas suas relações com processos internacionais de consciência indígena. Museu de Tromsø: o mais antigo centro de pesquisas do Norte da Noruega
Iconic Places with iconic events: Rio 92-Sydney 2012. Brasil e Pacífico Sul descobrindo-se e revelando-se. Diálogos culturais com a Nova Caledônia, Fiji e Vanuatu
Scenic World. Descobrindo os descobertos e descobertos revelando-se. Um monumento às expressões aborígenes de boas-vindas nas Blue Mountains. Do Korrobori (Korroberye, Corroberie, Corroboree)
Missionários que revelam nas suas obras as suas próprias inserções culturais I: O redirecionamento dos totens pelos Irmãos Maristas na Île des Pins - a "ilha mais próxima do Paraíso"
Missionários que revelam nas suas obras as suas próprias inserções culturais II: São João Batista em Nathalo e o culto mariano em Easo - da transplantação romântica da Idade Média às Îles Loyauté
Diálogo intercultural em Lifou sôbre o Revelar-se. Do significado da perspectiva kanak para reflexões sôbre questões fundamentais da Antropologia e Ética. De canibalismo e carnivorismo como graus de barbárie
Observação empírica e o estudo de fontes históricas da música dos kanaks. Nova Caledônia-Brasil na Etnomusicologia e no estudo de processos músico-culturais em contextos globais I
Os guerreiros da Île de Pins e as danças de Tapuios e Caboclos no Brasil. Nova Caledônia-Brasil na Etnomusicologia e no estudo de processos músico-culturais em contextos globais II
Os meninos guerreiros da Île de Pins e os Cabocolinhos do Brasil. Nova Caledônia-Brasil na Etnomusicologia e no estudo de processos músico-culturais em contextos globais III
Para "inglês ver": do revelar-se ao mostrar-se e ser mostrado. Do pilu pilu a quadros de revista para australianos em Nouméa. Nova Caledônia-Brasil na Etnomusicologia e no estudo de processos músico-culturais em contextos globais IV
Morte e ressurreição em danças de combates em Fiji e o Caiapó do Brasil. Fiji-Brasil na Etnomusicologia e no estudo de processos músico-culturais em contextos globais
Vanuatu revelando-se: celebrando o patrimônio cultural kanak. A floresta como centro nacional de cultura e o museu como floresta
Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou, Nova Caledônia. O revelar o sentido oculto dos vegetais na tradição kanak e o processo criador. "O homem vegetal" na arte da Nova Caledônia à luz do movimento da união do vegetal no Brasil
University of The South Pacific, USP, Campus Vanuatu. Consciência Panpacífica no ensino e na pesquisa universitária à luz da experiência panamericana: questões de perspectivas, imagens contraditórias e coerência de argumentos no exemplo de Fiji: "Les sauvages les plus sauvages"
Sibiu/Hermannstadt. Muzeul de Etnografie Universala "Franz Binder". Fundos patrimoniais de museus como objeto de estudos culturais: coleções de povos extra-europeus à época austro-húngara da Transilvânia. Arthur Soterius von Sachsenheim (1852-1913)
O Selvagem de Johann Gottfried Seume (1763-1810) - da experiência na América à imagem do indígena de sentimentos nobres
Antonio Gonçalves Dias (1823-1864) - tradutor de F. Schiller. Indianismo brasileiro e cultura alemã da Europa Central
Egfried Schreiber. Louis W. Ballard Biculturalidade e o Moderno
Leonardo Ferreira Kaltner. O guerreiro indígena na épica de Anchieta
Leonardo Ferreira Kaltner. Buffo-Planus: o morubixaba Curupeba no De Gestis Mendi de Saa
Québec. Hôtel du Parlement. Da imagem do indígena na histórica cultural e a sua consideração por F.-J. Lafitau
Les Laurentides I: Saint-Eustache e Mont Tremblant. Reflexões sôbre J,-F. Lafitau I: O mundo de sonhos dos indígenas e o enxergar o sonho dos outros pelos pajés
Les Laurentides II: Saint-Sauveur-des-Monts. Reflexões sobre J.-F. Lafitau II: Conhecimentos nascidos da experiência, dos estudos históricos e o auto-aperfeiçoamento do pesquisador no contato com diferentes povos - a imagem de Ulisses
Boston. The Peabody Museum, Harvard University. O Brasil nas coleções do Peabody Museum de Harvard: Louis Agassiz (1807-1873). Questões de continuidade à luz da exposição "Storied Walls"
Bar Harbor. The Abbe Museum I. A serviço da celebração do patrimônio nativo: ciclos, circularidades e o esférico no universo indígena em reflexões brasileiras e norte-americanas
Bar Harbor. The Abbe Museum II. Estereotipos como problema do movimento pan-indígena, expressões de patriotismo estadounidense e emblemática de nações indígenas
Taiti e Brasil na história das concepções antropológicas: a questão do "noble sauvage" e suas expressões na representação cultural da atualidade
O abacaxi como contribuição do Brasil ao Taiti. Da amorosa planta peregrina dos indígenas ao pomo de ouro da ilha de Venus
Procura de atualidades e sensações no jornalismo cultural - problemas antropológico-culturais. Otto Steiniger: Uma noite entre os Bororo
Leonardo Ferreira Kaltner. Anchieta, leitor de Ovídio
F.-J. de Santa-Anna Nery (1848-1901), Baron De Hübner (1811-1892), Émile Levasseur (1828-1911), Roland de Bonaparte (1858-1924) Amazonas e Folclore Brasileiro nas suas relações com os estudos franceses de Economia Política, Geografia Econômica e Etnologia
Domingos José Gonçalves de Magalhães, Visconde de Araguaia (1811 - 1882) sob o signo de Alphonse de Lamartine (1790-1869) O "Manifesto" do Romantismo brasileiro em Paris: Suspiros poéticos e Revista Brasiliense
Santa Cruz de Huatulco. A Primeira Missa nas Américas e a Primeira Missa no Brasil. Pharamond Blanchard (1805-1873) e Victor Meirelles de Lima (1832-1903)
Courtney J. Crappell, Native American Influence in the Piano Music of Louis W. Ballard. Dissertation Louis W. Ballard, Native American Indian Songs: Taught by Louis W. Ballard
Albany. Fontes históricas da Etnomusicologia e da Musicologia de orientação intercultural: Aborígenes e índios. Darwin e o Corroboree
Adelaide. Austrália e Brasil na história do Evolucionismo e de concepções evolucionistas na Antropologia e na Sociologia. Ladislau Neto (1838-1894) e Eunápio Deiró
Melbourne e Sydney. Evolucionismo e Religião. Reflexões na Austrália sobre uma Pré-História de fundamentação bíblica no Brasil: Raymundo Ulysses de Pennafort
Museu Nacional de Costa Rica. Pré-História, arqueologia e atualidade dos estudos indígenas. Situações na Costa Rica e no Brasil
Museo Chileno de Arte Precolombino. "Morir para Gobernar: Sexo y poder en la sociedad Moche"
Punta Arenas. Refocalizações da História dos Descobrimentos sob impulsos do Mercosul: Fernando de Magalhães I. Superação de perspectivas nacionais ibéricas e re-construções históricas II. Fontes para estudos indígenas sob enfoques supra-nacionais: Regiões austrais. A. Pigafetta
Pe. José de Anchieta, S.I. A formação do Brasil colonial
Ciclo: Estudos indígenas e Post-Colonial-Studies
Os "semi-selvagens" entre os povos da terra - história das representações e difusões de imagens. Uma obra esquecida de Ch. Delon
Imagens e princípios. Homenagem a Desidério Aytai
Estudo das culturas musicais indígenas: Questões metodológicas
Questões relativas à autoctonia nas culturas musicais indígenas da atualidade: Mbyá-Guarani
Questões relativas à cultura musical Tupi-Guarani da Reserva de Itatinga ou Bracuí, Rio de Janeiro
Questões relativas ao estudo da polifonia na música Bororo
História e Etnologia na consideração da contribuição indígena à cultura do Brasil
Rememorando uma discussão: "O quarto de tom"
J. Baptista Siqueira e os elementos indígenas no folclore brasileiro
Influências indígenas na obra de Villa-Lobos
Martin Braunwieser e a música indígena
Iny do fundo das águas
Os índios e nós: Retratos recíprocos
Música e visões da perspectiva da etno-medicina
A imagem do princípio dos índios Karajá como fundamento para novas reflexões
Problemática da representação gráfica da música indígena e de sua interpretação contextualmente adequada
A polifonia na música de alguns grupos indígenas brasileiros
Princípios de organização simbólica da transformação identificatória no campo de forças interativas de sociedades rurais e tribais
"Música na procura de uma terra sem males"
Interação de Sistemática e História na análise de mecanismos histórico-musicais transformadores de identidades
Música na transformação de mentalidades segundo as normas do Anti-típico: Resignificação de práticas culturais tradicionais como estrategia de mudança