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Nomes da história intercultural em contextos euro-brasileiros
Ch.- M. de La Condamine (1701-1774)
Charles Marie de La Condamine nasceu em Paris, em 28 de janeiro de 1701, e faleceu na mesma cidade, em 4 de fevereiro de 1774. De família abastada, - seu pai era recebedor geral de finanças - realizou seus estudos no Liceu Louis-le Grande. Desde cedo manifestou qualidades de excepcional curiosidade pela solução de questões científico-naturais, também de medicina, acentuada ânsia de saber, espírito de independência e de alta convicção em si próprio. Também demonstrou tendências a constantes mudanças e a viagens. Jovem, com dezessete anos, deu provas de qualidades militares na sua atuação na cavalaria, participando da vitória de Rosas (1719). Abandonou a carreira militar para dedicar-se às ciências, especialmente matemáticas, entrando para a Academia como químico adjunto, em 1730.
Em 1731, embarcou na esquadra de Duguay-Touin em direção às costas do Norte da África e do Oriente Próximo. Visitou a Algéria, Alexandria, Jerusalem, Chipre, Constantinopla, correndo riscos de vida. Pode ser considerado como um dos grandes e primeiros nomes da pesquisa do mundo mediterrâneo. Retornou à França com informações relativas às mais diversas áreas do saber: geografia e metereologia, cultura dos países visitados, arqueologia e etnografia. Deixou-se empolgar pelo desejo da Academia de enviar cientistas ao Peru para que realizassem medições da linha equatorial. Para essa tarefa, dedicou-se a estudos astronômicos e geodésicos, conseguindo ser nomeado, juntamente com outros jovens cientistas (Bouguer e Louis Godin, entre outros).
Principais datas dos estudos dedicados a La Condamine no contexto da A.B.E. 1983. Semana França-Alemanha. Forum Brasil-Europa. Leichlingen 1984. Trabalhos França-Brasil. Ciências naturais e estudos culturais franceses. Antropologia fundamental. Abadia de Royaumont 2002. Colóquio "Europa e o universo sonoro indígena." Universidade de Colonia e A.B.E. Indicações bibliográficas: C. de la Condamine. Journal du voyage fait par ordre du roi, à l'Equateur, servant d'introduction historique à la mesure des trois premiers degrés du méridien. Paris: Imprimerie Royale, 1751 C. de La Condamine. Viaje a la América Meridional. Trad. F. R. Morcuende. Madrid: Espasa Calpe, 1999 (Viajes clásicos) A.A.Bispo. "Ansichten zur Psyche des dem Naturzustand überlassenen Menschen". Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens: Stand und Aufgaben der Forschung IV. Teil. Zur Geschichte der Forschung. Musices Aptatio 2000/1. Roma/Siegburg, 2001, 118-119. A expedição partiu de La Rochelle no dia 16 de maio de 1735. Atravessou o ístmo do Panamá e atingiu Guaiaquil. La Condamine se separou de seus companheirous para pesquisar o país. Abandonado de seus guias, andou por regiões inóspitas das Cordilheiras, atingindo Quito em junho de 1736. Para as medições, escolhera-se o vale que vai de Quito a Cuenca. De 1736 a 1739, dedicaram-se à medição da longitude, no Equador, do arco de um grau do meridiano, e, de 1739 a 1740, a observações astronômicas para a medida do ângulo.
Principais datas dos estudos dedicados a La Condamine no contexto da A.B.E.
1983. Semana França-Alemanha. Forum Brasil-Europa. Leichlingen
1984. Trabalhos França-Brasil. Ciências naturais e estudos culturais franceses. Antropologia fundamental. Abadia de Royaumont
2002. Colóquio "Europa e o universo sonoro indígena." Universidade de Colonia e A.B.E. Indicações bibliográficas:
C. de la Condamine. Journal du voyage fait par ordre du roi, à l'Equateur, servant d'introduction historique à la mesure des trois premiers degrés du méridien. Paris: Imprimerie Royale, 1751
C. de La Condamine. Viaje a la América Meridional. Trad. F. R. Morcuende. Madrid: Espasa Calpe, 1999 (Viajes clásicos)
A.A.Bispo. "Ansichten zur Psyche des dem Naturzustand überlassenen Menschen". Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens: Stand und Aufgaben der Forschung IV. Teil. Zur Geschichte der Forschung. Musices Aptatio 2000/1. Roma/Siegburg, 2001, 118-119.
Com as discórdias internas da comissão, entre outras entre La Condamine e o matemático Bouguer, e as experiências negativas com instâncias administrativas do Peru, a expedição parecia fracassar. Com as suas qualidades de caráter e com os seus meios financeiros particulares, La Condamine assumiu uma liderança que levou o empreendimento a bom termo.
No retorno, os cientistas tomaram caminhos diferentes. La Condamine desceu o rio Amazonas, viajando quatro meses. As suas impressões relatou-as em 1751. Realizou observações geodésicas, físicas, astronômicas e etnográficas. Para os estudos da acústica, La Condamine deu uma contribuição relevante. Tratou da influência da temperatura sobre a velocidade do som. Trouxe também para a Europa o cauxo, assim como quinina, dando a primeira descrição da respectiva árvore. Segundo êle, os portugueses do Pará teriam aprendido com os Omáguas a fabricar, com a borracha, artefatos, entre outros moringas de água.
Na sessão pública de reabertura da Academia de Ciências, no dia 28 de abril de 1745, pronunciou um relato abreviado da viagem. Foi membro das academias de Berlim, de S. Petersburgo, da Sociedade Real de Londres e do Instituto de Bolonha. Foi muito considerado no Vaticano. Contribuiu à propagação da vacina contra a varíola, mostrando as conseqüências mortais da epidemia para os indígenas. Deixou várias obras, entre elas uma Lettre critique sur l'Education (1751),
La Condamine não tem sido considerado nos estudos brasileiros. Entretanto, a sua longa viagem pelo Amazonas justificaria estudos mais pormenorizados de sua vida e obra sob a perspectiva intercultural. No seu relato encontram-se notícias sobre os pássaros do Amazonas, informações sobre Belém, Macapá, Rio Negro, Manaus, assim como referências a uma viagem (de N. Hortsmann, de Hildesheim) destinada a esclarecer a localização do lendário lago Parima.
[Excertos de trabalhos]
Ch.-M. de La Condamine América do Sul e o Amazonas na Academia de Ciências de Paris
(1983) Semana França-Alemanha do Forum Brasil-Europa de Leichlingen. Resumido para as discussões do Colóquio "Europa e o Universo Sonoro dos Índios", A.B.E. (2002)
Antonio Alexandre Bispo
La Condamine sob a perspectiva dos estudos culturais
Uma das personalidades particularmente acatadas pelo Papa Benedito XIV foi Charles-Marie de La Condamine (1701-1774), militar e cientista, especialista em geodesia e matemática, membro da Académie des Sciences de Paris. Com espírito inquieto e movido pelo desejo de aventuras, La Condamine foi um exemplo de estudioso que não se contentava com o trabalho de gabinete e de laboratório, procurando antes a obtenção de conhecimentos através de observações e experimentos em regiões distantes e desconhecidas. Assim, percorreu vastas regiões do globo, o Mediterrâneo, as costas da Ásia e da África, vivendo cinco meses em Constantinopla. Retornou a Paris na ocasião em que a Academia de Ciências projetava uma viagem ao Equador para averiguar o tamanho e a figura da Terra, partindo para o Peru em 1736. O relato dessa viagem seria apresentado em sessão pública de reabertura da Academia de Ciências, em 1745. Na Europa, desenvolveu intensa atividade de divulgação da América do Sul através de escritos e conferências. Ao lado do romance Candide de Voltaire, foram os trabalhos de Condamine, acrescidos com o relato da tragédia de Madame Godin, os que mais contribuiram para o aumento de interesse dos europeus pela América. No fim da vida, dedicou-se também à composição musical.
(...) Já vários astrônomos tinham sido enviados nos anos precedentes às regiões sub-equatoriais e ao círculo polar para a realização de medições dos graus terrestres. A expedição da qual tomou parte La Condamine foi, porém, a mais longa e profícua. No retorno de sua viagem, La Condamine atravessou grande parte do Norte do Brasil, pois, descendo do planalto de Quito, navegou o Amazonas até a sua foz. Nessa viagem, visitou várias missões indígenas, colheu informações a respeito da lenda das Amazonas e fez observações a respeito da diversidade dos costumes indígenas.
Observações sobre o caráter dos indígenas Nos dez anos que permaneceu na América do Sul, La Condamine demonstrou por várias vezes ter observado a índole e as características psíquicas dos indígenas. As suas observações, porém, são preconceituosas e necessitam ser consideradas dentro das concepções antropológicas da sua época e de seu círculo.
Para ele, o caráter dos índios teria como base a insensibilidade, manifestando-se em apatia, embutecimento ou estupidez. Originar-se-ia no número curto de suas idéias, que não iriam além dos seus desejos. Seriam glutões até a voracidade, quando tivessem como satisfazê-la; sóbrios, se a necessidade os obrigasse; pusilânimes e poltrões ao excesso, se embriagados, inimigos do trabalho, indiferentes ao estímulo de glória, de honra ou de reconhecimento, preocupados somente pelo presente, sem inquietação pelo porvir, incapazes de previsão e de reflexão.
Expressões musicais dos indígenas como manifestações do homem natural
Seria sob o pano de fundo desse caráter que se poderia entender as manifestações musicais indígenas segundo o autor francês: quando nada os atemorizasse, entregar-se-iam a uma alegria pueril, expressando-a com saltos e atos imoderados, sem objeto e sem desígnio. Envelheceriam sem sair da infância, da qual conservariam todos os defeitos. Essas características negativas não seriam resultados de um embrutecimento devido à situação de servilidade em que muitos povos se encontravam. Também os índios das missões e os selvagens que gozavam de liberdade seriam igualmente pobres de ingênio e estúpidos.
Eles dariam um exemplo vergonhoso de como o homem abandonado à simples natureza, privado de educação e de sociedade, pouco diferiria de bestas. Da mesma forma, as línguas indígenas seriam todas pobres; muitas seriam enérgicas e susceptíveis de elegância, porém faltavam-lhes vocábulos para expressar idéias abstratas e universais, prova do pouco progresso realizado pelo espírito desses povos.
Contribuição da América do Sul para a acústica O interesse de La Condamine pela música em geral se manifesta no seu relato a respeito de Esmeraldas no Equador, quando teve a sua consideração despertada pelos cantos noturnos dos negros que ali habitavam desde o século XVII.
A sua atenção principal era, porém, de natureza física. Assim, em fevereiro de 1744, realizou experimentos sobre a velocidade do som. Havendo constatado que a partir de Caiena se viam muito claramente as montanhas de Courou, distantes de umas dez léguas, julgou que esse lugar, de onde se podia divisar o fogo e ouvir o ruído do canhão do forte de Caiena, seria apropriado para medir a velocidade do som em um clima tão diferente do de Quito, onde havia realizado muitos experimentos. (...)
O texto aqui publicado é apenas um das várias centenas de artigos colocados à disposição pela Organização Brasil-Europa na Internet. O sentido desses textos apenas pode ser entendido sob o pano de fundo do escopo da entidade. Pedimos ao leitor, assim, que se oriente segundo a estrutura da organização, visitando a página principal, de onde obterá uma visão geral: http://www.brasil-europa.eu Dessa página, o leitor poderá alcançar os demais ítens vinculados. Para os trabalhos recentes e em andamento, recomenda-se que se oriente segundo o índice da revista da organização: http://www.revista.brasil-europa.eu Salientamos que a Organização Brasil-Europa é exclusivamente de natureza científica, dedicada a estudos teóricos de processos interculturais e a estudos culturais nas relações internacionais. É a primeira do gênero, pioneira no seu escopo, independente, não-governamental, sem elos políticos ou religiosos, não vinculada a nenhuma fundação de partido político europeu ou brasileiro, supra-universitária e originada de iniciativa brasileira. Foi registrada em 1968, sendo continuamente atualizada. Não deve ser confundida com outras instituições, publicações, iniciativas de fundações ou outras páginas da Internet que passaram a utilizar-se de denominações similares. Prezado leitor: apoie-nos neste trabalho que é realizado sem interesse financeiro por brasileiros e amigos do Brasil! Torne-se um dos muitos milhares que nos últimos anos visitaram frequentemente as nossas páginas. Entre em contato conosco e participe de nossos trabalhos: contato
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